Criado em 2004, o Facebook é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos, fotos, textos e áudio, além de permitir a formação de grupos de interesse e páginas com finalidades comerciais e de entretenimento. É atualmente a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo. A compra do Instagram e a recente compra do WhatsApp pelo Facebook o torna a maior e principal rede social para atuação digital tanto pela quantidade de usuários, quanto por sua frequência de utilização.
Vantagens
- É a maior rede social do mundo, também a favorita dos brasileiros.
- Hoje atinge um público de massa, contemplando também um público mais velho.
- Possui grande alcance para um público de massa.
- Permite patrocinar publicações de forma extremamente segmentada, gerando mais engajamento e personalização.
- Sua API é abrangente e permite uma ótima integração para ações personalizadas de marketing digital.
- Uma parte considerável de seu acesso vem de plataformas mobile.
- Oferece ferramentas de atendimento direto aos usuários, como mensagens e bate papo.
- Fornece métricas detalhadas e avançadas.
- Permite uma vasta gama multimídia, desde vídeos, arquivos, áudios etc.
- Permite a criação de grupos fechados e abertos para interação entre usuários com um interesse em comum.
- Fornece uma ótima ferramenta para comparar o desempenho com outras fanpages concorrentes.
Desvantagens
- Seu alcance orgânico (não pago) está cada dia menor, hoje ficando na média de 1% dos fãs de uma página, obrigando-a a pagar para que seu conteúdo seja relevante para seus usuários.
- Seu excesso de conteúdo irrelevante e disperso está afastando uma parcela de público que tem abandonado ou deixado de utilizar com frequência a rede social, migrando para outras redes.
- O Whatsapp tomou à frente do Facebook no quesito bate-papo (messenger).
- Seus anúncios patrocinados não permitem mais do que 25% de texto na imagem.
- A popularização da rede social acaba gerando excessos por parte de amadores, incomodando os usuários e afetando fanpages que produzem um conteúdo de qualidade.
- O Google não indexa os conteúdos postados.
- Possui alta volatilidade e uma ferramenta de busca ineficiente, tornando o conteúdo postado efêmero
Por esses motivos é sempre bom investir no seu canal de comunicação próprio, tenha um site, um blog, que permita localização de seu conteúdo e informações, e ainda mais, possa ser preparado para indexação dos mecanismos de busca. Vale ter um canal social, mas investir no seu próprio canal é importante.
Link de acesso: www.facebook.com
Fonte: Arthur Paredes iMasters