Nossa função é prover serviços de hospedagem de domínios e tudo que se relaciona, envolve uma série de aspectos técnicos e infraestrutura apropriada. Como tudo que se relaciona, há cuidados e situações que necessariamente podem ou vão ocorrer e que são inevitáveis para garantirmos os serviços.
Não somos responsáveis pelo site e seus recursos, todo os itens integrados ao funcionamento do site devem ser acompanhados e corrigidos pelos proprietários, exceto aqueles que possuem contrato de manutenção particular.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
É vetado o armazenamento local de arquivo de qualquer natureza (música, vídeo, livro integral ou trechos, software, programa de TV, imagens, trechos de outros sites, etc.), e que esteja protegido por Leis de Direito Autoral, mesmo que o arquivo mencionado tenha papel fundamental no funcionamento ou na composição do conteúdo do site.
A quantidade de domínios estacionados que podem ser hospedados, está sujeita a limitação no seu número e a disponibilidade do plano de hospedagem contratado.
Não é permitida a utilização da hospedagem para “espelhamento” de outros sites, bem como o “mascaramento” de url / links externos.
Não é permitido arquivar mensagens de e-mail por período superior a 1 ano (365 dias).
Se um dos domínios hospedados, ou a totalidade deles em uma conta, atingir frequentemente o uso máximo de recursos do processador, ou a memória alocada, ou o número de processos, de modo a comprometer a estabilidade e/ou o desempenho do servidor compartilhado, o plano estará sujeito a suspensão automática e/ou realocação de características e valores.
O número de contas de e-mail associadas a um domínio, não deve ser superior ao número de conexões / hora que são permitidos por conta de hospedagem ao serviço de e-mail. O número de conexões ao servidor POP3 não pode exceder 120 conexões / hora por parte de uma conta de e-mail.
O limite de conexões SMTP por minuto e por usuário de e-mail, é de 10 conexões. Acima deste limite os envios feitos poderão ser classificados como envios em massa e a política de e-mail e suas sanções será aplicada ao usuário.
O limite de conexões simultâneas ao FTP por um mesmo IP, é de 2 conexões. Acima deste limite o IP poderá ser bloqueado pelo firewall do servidor.
O limite de armazenamento de um banco de dados, não pode exceder 1GB. Bem como o armazenamento de email, condicionado a capacidade de armazenamento do plano contratado.
BOAS PRÁTICAS
Não configure respostas automáticas para todas as contas, especialmente contas que recebem grandes volumes de spam ou e-mail Marketing, já que este tipo de envio geralmente não tem um endereço de resposta válido ou ativo.
Não utilize o serviço de e-mail para repassar conteúdo para grandes quantidades de pessoas, lista de distribuição e encaminhadores de email se enquadram nessa observação.
Evite endereçar uma mesma mensagem para muitos destinatários. Nosso limite de endereçamento é de 15 endereços de e-mail. Se você necessita enviar uma mensagem para uma quantidade maior de pessoas, certamente necessita de outro tipo de serviço.
Confirmações de leitura e de recebimento, são recursos que devem ser usados com moderação e bom senso e, sobretudo, quando absolutamente necessário. Uma confirmação automática de recebimento e outra de leitura, significam 2 envios de sua cota. Se não for fundamental para a conta em questão, desabilite-os.
Correntes, listas, grupos de e-mails não são apropriados para este tipo de serviço.
Não configure uma conta de e-mail do domínio como return-path (caminho de retorno) ou reply-to (responder para) de campanhas externas muito grandes, sob pena de congestionar o serviço e até mesmo sua conta.
RESTRIÇÕES
Não é autorizado o uso dos serviços de e-mail para envio de e-mail em massa (newsletter, comunicados, boletins eletrônicos, listas, e-mail marketing, promoções, divulgações, etc), sob nenhuma justificativa e em qualquer frequência de envio.
Não é permitido a instalação e uso de sistemas de envio em massa (Interspire, eMarketeer, PHP-Mailer, etc). Se identificado, a pasta em que estiver instalado, poderá ser bloqueada ou o sistema removido ou ainda a conta de hospedagem estará sujeita a suspensão ou remoção.
Sistemas próprios de envio integrados ou não ao site, também não são permitidos.
Recursos de envios de Nfe’s, borderôs, despachos ou similares, que efetuem envios acima de 5% da cota por hora da conta e/ou com frequência elevada (diariamente), não são permitidos.
Sites que utilizem formulários ou qualquer sistema de assinatura com resposta automática, sem mecanismos de proteção como captcha ou equivalente, não são permitidos e estão sujeitos a bloqueio ou até mesmo suspensão, caso ocorra exploração com consequente envios maciços.
Envio de SPAM, que não é sinônimo de envios em massa, não é permitido e é considerado infração gravíssima. Em linhas gerais, todo envio que não atende 100% os requisitos do CAPEM (www.capem.org.br), é classificável como spam.
Não é permitido oferecer, vender, alugar ou qualquer forma de cessão de listas de e-mails ou sistemas de envios em massa, usando os domínios hospedados em nossos servidores.
Concentrar grande volume de envios em pouco tempo, não é permitido. Sendo assim, o envio de 10 (dez) ou mais mensagens no intervalo de 1 (um) minuto, por um mesmo usuário, será considerado envio em massa e passível de aplicação das penalidades correspondentes.
O limite de armazenamento de uma conta de e-mail, não pode exceder 1GB, e cada mensagem contida na conta não deve ser armazenada por período superior à 1 ano (365 dias).
BACKUP
A responsabilidade por manter backups atualizados de todos os dados (site, e-mails, bancos de dados, etc) da conta, é do usuário. Exceto planos com esse serviço contratado.
Restauração do site está condicionada a situação particular do site, não havendo garantia de integridade de seus dados ou recursos, que podem ter sido comprometidos antes da realização do ponto de restauração. O backup é realizado uma vez por dia e, portanto, o conteúdo eventualmente restaurado refere-se a aquele que existia na conta no momento (data e hora) em que ele foi gerado.
Há a possibilidade de usar nosso sistema de backup para restauração de algum dado perdido para os planos que não oferecem restaurações de backup, porém isso ocorrerá mediante o pagamento de taxa única no valor de R$ 150,00 por restauração de arquivos, diretórios ou banco de dados. Já para restauração completa da conta, incluindo suas configurações, o custo será de R$ 350,00. No entanto, a exatidão ou disponibilidade dos dados a serem restaurados não é garantida e neste caso, é apenas um ponto a mais de prevenção. A responsabilidade pelos backups e integridade do conteúdo do site é de responsabilidade do proprietário.
O período coberto pelo backup, é de até 7 (SETE) dias. Sendo assim, não é possível solicitar restauração de dado perdido anterior a sete dias contados da data da solicitação.
É recomendado a realização de backup no período 22:00h e 06:00h, para evitar o comprometimento do serviço e seus recursos durante o dia.
Deve-se efetuar o download e armazenamento em lugar seguro do backup gerado via cPanel, em no máximo 48 horas após ele ter sido gerado. Backups com data de geração superior a 48 horas, serão removidos sem aviso prévio do servidor.
Não é permitido armazenar backups de nenhuma natureza e sob nenhuma justificativa nas contas de hospedagem, bem como não é recomendado backup automático por utilizarem grande parte do recurso disponível ou mesmo estarem sujeitos a falhas de integridade.
O backup do arquivos e banco de dados podem ser feitos manualmente e em qualquer horário pelas ferramentas disponíveis no cPanel ou diretamente por FTP.
SEGURANÇA
Dados de acesso ou mudança de senha somente são realizados mediante autorização do proprietário cadastrado.
Situações e responsabilidades quanto à segurança da conta e serviço:
O usuário que provocar o bloqueio do IP do servidor compartilhado, seja por ações diretas ou por negligência a qualquer dos protocolos de segurança exigidos para uso dos serviços, poderá ser responsabilizado na adoção das medidas reparatórias necessárias e decorrentes do bloqueio. A seguir algumas ações diretas ou indiretas que podem acarretar o bloqueio ao IP ou servidor e que podem fazer com que o responsável adote medidas para corrigir o problemas e ressarcir perdas:
– Envios em massa (newsletters, comunicados, e-mail marketing, promoções, divulgações, listas de distribuição, etc.);
– Envio de SPAM;
– Phishing, seja voluntário ou decorrente da falta de ações corretivas / preventivas, como por exemplo, não adoção de senhas seguras e usar ferramentas para garantir que o dispositivo de acesso à conta está livre de malwares;
– Recusar-se a garantir que os dispositivos de acesso à conta, sejam seguros;
– Efetuar acessos aos recursos do servidor (e-mail, FTP, cPanel, ssh, etc) por redes ou dispositivos cuja segurança não pode ser garantida (ex: lanhouse ou Wi-Fi aberto / público);
– Uso de senhas com baixo padrão de segurança ou uso de mesma senha para diferentes recursos (ftp, cPanel, e-mail, etc);
É responsabilidade do usuário usar senhas seguras para todo tipo de acesso à conta. Assim use sempre senhas complexas, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Uma boa senha deve ter pelo menos 8 (oito) caracteres, mas recomenda-se 14 (quatorze).
Cuidado ao acessar qualquer recurso que exige senha (e-mail, cPanel, FTP, etc) em dispositivos (computador, smartphone, tablet, etc) cuja segurança você não tem como garantir, como em uma lanhouse, computadores de amigos ou em redes Wi-Fi públicas;
Atualmente é comum sites baseados em CMSs gratuitos e opensource (WordPress, Joomla, Prestashop, etc.). Muitos deles têm dezenas e em alguns casos, centenas de falhas de segurança que permitem diferentes níveis de invasão ou exploração da conta, como por exemplo, para efetuar ataques DDoS. É sua responsabilidade manter atualizadas tais aplicações, bem como aplicar correções para as falhas existentes.
Sempre que identificar ou ao menos desconfiar de situações que coloquem em risco sua conta (site, e-mail, bancos de dados, etc), comunique.
Caso nossa administração técnica identifique situações que coloquem em risco o ambiente de hospedagem, poderemos aplicar medidas visando preservar o servidor, os serviços e demais usuários e que podem incluir:
– Remoção de conteúdo que possa colocar em risco o servidor ou qualquer outro aspecto previsto no presente termo.
– Alterar senhas de contas de e-mail, cPanel, FTP, bancos de dados, etc, sem aviso prévio.
– Bloqueio de pastas da conta, ou mesmo o serviço por completo.
– Suspensão da conta de hospedagem.
– Rebaixamento de recursos.
– Cancelamento da conta.
O Suporte Técnico não cobre conteúdo criado ou alterado pelo usuário e é de responsabilidade do usuário adotar todos procedimentos e garantias necessárias para mantê-lo seguro de acordo com as boas práticas de programação ou corrigi-lo, quando for identificada vulnerabilidade ou mesmo indícios.
MANUTENÇÃO
Há duas possibilidades quanto à manutenção dos servidores de nossa rede, podendo gerar interrupção no servidor e seus recursos:
– Programada: Nestes casos será emitido um comunicado endereçado para o e-mail que conste no cadastro. Em geral ocorre em período noturno ou madrugadas.
– Emergencial: Ocorre quando software ou hardware apresentem falhas ou mesmo indícios de falha, que exijam ação imediata a fim de que não se percam dados ou coloque em risco a segurança do ambiente de hospedagem. Neste caso, não há aviso prévio e os procedimentos necessários serão adotados quando for mais apropriado.
Geralmente a manutenção emergencial, é resultado de alguma falha de hardware ou software. Ambas as situações podem ser imprevisíveis e em vários casos a correção também e, portanto, o tempo necessário para restabelecimento dos serviços não pode ser previsto.
Quando ocorrer manutenção diretamente no datacenter em que hospedamos nossos servidores, em caráter emergencial, a comunicação prévia dependerá do caráter emergencial e neste caso, poderá não haver aviso prévio.
ATENDIMENTO
Telefônico: de 09h às 18h através do contato disponível no site (telefone, Whastapp) de segunda a sexta.
Email: de segunda a sexta.
Emergência: suporte@cria.art.br
A resposta ao atendimento se dará em até 24 horas.
O retorno para situações específicas se dará no período máximo de até 48 horas.
Quando da indisponibilidade de algum serviço, verifique os seguintes pontos:
Se não há nenhuma pendência financeira associada ao serviço em questão.
Verifique se os DNSs do domínio estão atribuídos corretamente e no sofreram mudanças, estão publicados ou em processo de propagação.
Se o domínio não está congelado.
Confira se as zonas de DNS estão corretamente configuradas.
Se há conectividade à Internet estável a partir do dispositivo usado.
Teste a acessibilidade por outros pontos de acesso ou conexões.
SUPORTE TÉCNICO
Garantir o funcionamento adequado das ferramentas que compõem o servidor, serviço de hospedagem, como por exemplo, os recursos do cPanel (painel de controle) ou do Apache (serviço de exibição de páginas web). Não está incluso suporte ao site e seus recursos, exceto aqueles com contrato particular de manutenção ao site.
Realizar procedimentos no servidor os quais o usuário não tem acesso, como por exemplo, personalização de determinadas zonas de DNS. Neste caso em específico, quando referir-se a serviços externos, as informações necessárias devem ser fornecidas pelo proprietário.
Não é coberto pelo suporte:
Mal funcionamento ou problemas internos do site são de responsabilidade do proprietário, eventualmente para aqueles que tem contrato de manutenção e suporte ao site.
Avaliação, correção ou alteração de código / programação de terceiros.
Suporte à instalação de software local, uso ou configuração de serviços que fazem parte dos planos, como por exemplo: sistema de webmail, configuração de email, configuração FTP, etc.
Análise de logs de erros de sites.
Correção de problemas de segurança em CMSs (WordPress, Joomla, PrestaShop, etc.), instalação, atualização, manutenção, ou outras ferramentas de terceiros.
Remoção de conteúdo resultado de invasão.
Acesso remoto a dispositivo do usuário, para configuração ou identificação de problemas locais.
Criação ou alteração de site através do Construtor de Sites ou qualquer outra ferramenta equivalente ou com mesmo fim.
Garantir da integridade dos dados resultantes de migração de conta vinda de outro provedor.
Corrigir ou reconfigurar contas e serviços associados, quando do fornecimento dos dados de acesso a terceiros por parte do responsável pela conta, que tenham comprovadamente alterado os padrões do serviço.
Fornecer suporte a softwares ou aplicações no computador ou outro dispositivo do usuário, necessários para acesso ou uso dos serviços de hospedagem.
CARACTERIZAÇÃO DE SPAM
O SPAM nada mais é do que uma mensagem eletrônica de cunho comercial ou informativo, enviada para um destinatário pessoa física ou jurídica sem sua autorização prévia e/ou com quem o remetente não possui um relacionamento social ou comercial prévio.
Promovam de qualquer forma e grau o racismo, homofobia, terrorismo ou pedofilia.
– Ameacem às garantias ou direitos individuais ou coletivos.
– Contenham informações ou qualquer tipo de subsídio para atividade hacker ou pirataria.
– Tenham material protegido por leis de copyright nacional ou internacional, ou leis que resguardem a propriedade intelectual, a não ser que haja documentação que permita seu uso / divulgação.
– Uso de marcas ou conteúdo de Marketing de marcas registradas em território nacional ou estrangeiro, desde que o uso seja pelo proprietário da marca.
– A infração a qualquer dos termos contidos no Marco Civil da Internet.
Para mais informações consulte a página Termos e Serviços.
Atualizado 19 de março de 2023.