Há quem diga que o marketing boca a boca perdeu sua força com os avanços tecnológicos da era digital. Na prática, porém, a história é outra. A tecnologia desponta como uma poderosa aliada dessa antiga forma de conquistar reconhecimento para a sua empresa.
O que é o marketing boca a boca e qual a sua importância?
Ele acontece quando alguém fala bem do seu negócio para outras pessoas. Existem, inclusive, outros termos utilizados para denominá-lo: buzz, referral marketing, indicação, etc.
O marketing boca a boca é capaz de gerar um ciclo virtuoso de vendas e/ou captação de clientes para a sua empresa.
7 Dicas para otimizar o marketing boca a boca
1. Produza conteúdos de qualidade no seu site ou blog.
Se a sua empresa ainda não tem um blog ou site, você precisa pensar nisso imediatamente! Você quer que seus serviços e/ou produtos sejam vistos e conhecidos pelo público-alvo. Pois bem, o site ou o blog podem atrair pessoas interessadas naquilo que você oferece e centralizam a comunicação da sua empresa em um único local.
Porém, para que ele alcance esse tráfego, é fundamental produzir conteúdos de qualidade (boa escrita, temáticas relevantes, linguagem adequada, etc.) e alinhados às boas práticas de SEO (otimização para buscadores).
Assim, se você vende óculos de sol, por exemplo, sua empresa aparecerá no Google ou em outros sites de busca quando potenciais clientes procurarem por temas afins — cuidados com a pele, benefícios dos óculos de sol, problemas causados pela radiação solar e assim por diante.
Para isso, escreva bons textos sobre esses assuntos e utilize uma plataforma de gestão de conteúdo (CMS), como o WordPress, em outro momento falaremos sobre as características do WordPress.
2. Engaje seus clientes nas mídias sociais.
As redes sociais podem cumprir diferentes funções (divulgar posts do blog, solucionar dúvidas, branding, etc.) e também são ótimas alternativas para fortalecer seu marketing boca a boca. A maioria das pessoas e empresas está presente em, no mínimo, uma rede social. Sendo assim, você pode utilizar essas mídias para interagir com seus clientes e engajá-los em relação à sua marca.
3. Faça postagens inovadoras e criativas.
Essa dica vale tanto para o site, blog, quanto para as redes e mídias sociais. Ao criar uma publicação, tente inovar ou ser criativo sempre que possível. Lembre-se de não fugir daquilo que interessa ao seu público-alvo. Verificar como seus concorrentes estão se posicionando é uma ótima prática nesse sentido.
4. Aprenda a lidar com os feedbacks negativos.
Você demorou muito para solucionar? Existem comentários negativos no Google? Seu site está inativo? Alguma página está desatualizada ou com informações erradas?
Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, é bem provável que precise lidar com feedbacks negativos de clientes. Um comentário desfavorável sobre sua marca causa um efeito oposto ao do marketing boca a boca — e você não quer isso, não é mesmo?
Portanto, saiba lidar com as reclamações: se você errou, peça desculpas; se o cliente tem algum problema, solucione-o da maneira mais rápida e efetiva possível. Mostre-se sempre solícito, aprenda com os erros e se esforce para não cometê-los novamente.
5. Incentive os funcionários.
Com uma cultura organizacional bem definida e uma boa política de incentivo e motivação, é bem provável que seus colaboradores falem bem da empresa por aí. Há a possibilidade de estimulá-los a fazer postagens positivas ou criar ações que mostrem ao público a satisfação de quem trabalha com você.
6. Use o bom humor.
Nada melhor do que se deparar com algo divertido em um dia ruim! Algumas empresas, dependendo do posicionamento de marca, aproveitam os efeitos causados pelo bom humor em seus blogs e redes sociais. Utilize com moderação,
7. Invista em uma equipe.
Se você tem pouco conhecimento sobre sites, hospedagem, planejamento de conteúdo, gestão de mídias sociais, comunicação estratégica, métricas do Google Analytics e afins, por que não contratar uma equipe especializada?
Nesse caso, delegar essas tarefas pode ser a melhor decisão para fazer com que as pessoas falem bem sobre sua empresa. Afinal, pouco adianta produzir conteúdos sem qualidade ou fazer peças gráficas incapazes de transmitir a mensagem que você quer passar.
Aos poucos, a tendência é que esse investimento traga um retorno benéfico e você alcance o reconhecimento desejado.