Sua maior relevância é a de garantir que os gestores tenham a oportunidade de basear suas decisões em dados reais.
Não se trata de basear as decisões no feeling ou em suposições, mas em um volume de dados devidamente processados que apontam tendências ou revelam fatos.
A utilização de banco de dados é cada vez mais comum. Ele pode ser utilizado para prever tendências no setor de moda, por exemplo, cruzando dados de mercado e de comportamento do consumidor.
Desta forma, ele ajudaria a empresa a criar uma coleção de calçados com maiores chances de aceitação pelo público.
Há uma chance maior de sucesso em vendas. Mas não é só isso.
Na linha de produção desta indústria, os dados gerados por um sensor podem apontar que um determinado lote de mercadorias está sendo fabricado com erros.
O Big Data reconhece essa falha antecipadamente e aborta a produção ou realiza os ajustes necessários, fazendo com que apenas poucas peças precisem ser descartadas.
Benefícios do Big Data:
Análise de uma grande quantidade de dados,;
Decisões com maior probabilidade de acerto;
Cenários desenhados em tempo real;
Capacidade de antecipar tendências;
Possibilidade de monitorar a percepção do público;
Acesso a informações atualizadas e confiáveis.