Manter a Lente Limpa
Diferente de uma câmera profissional que estão sempre protegidas em maletas e bags, o seu celular fica geralmente em seu bolso ou solto na bolsa, sempre com um pouco do suor do seu rosto e com as marcas de dedos.
Esse é um dos principais motivos porque fotos de celular acabam ficando borradas. Nada mais é do que sujeira e gordura acumuladas na lente.
Se você estiver com uma camiseta de algodão ou tecido suave, é só dar uma passada leve pela lente e tirar as impurezas que estiverem por lá.
Usar sempre a câmera de trás
Em uma época em que fazer uma selfies se tornou popular, a verdade é que a câmera frontal do seu celular tem uma resolução muito menor do que a câmera de trás.
Isso porque a câmera da frente foi feita mais para vídeo-conferência do que para fotos, enquanto a traseira tem mais megapixels, captura imagem com tamanho maior.
Use a câmera da frente.
Luz ambiente
Fotografia é capturar luz, então fique sempre atento à luz natural e uso do flash:
Veja de onde está vindo a luz ambiente. Se você tiver dificuldade, veja onde está formando a sombra dos objetos ao seu redor. Se estiver para esquerda você sabe que a fonte está na direita. Caso não tenha praticamente sombra, é porque a luz está vindo exatamente de cima do objeto.
Via de regra, você deve evitar que a luz esteja atrás do objeto foco da sua foto. Quando a luz está atrás, você só consegue ver a silhueta mas nenhum detalhe do objeto.
Para isso, posicione o objeto de frente para a fonte de luz, e tire uma foto exatamente na frente ou ao lado dele.
Caso você não possa evitar a luz ambiente vindo de trás do objeto, use o flash. Esse é o único caso que é recomendado usar o flash natural da câmera. Nos outros casos recorra à luz natural mesmo.
Momento ideal
Imagine que você está no ambiente mais bonito do mundo, uma paisagem incrível de tirar o fôlego, e em um momento em que a luz está sensacional. Em resumo, PERFEITO para a foto. Mas a cena está parada. Não tem nada acontecendo.
Você pode dizer que estou ficando louco de menosprezar um momento desse. Mas a verdade é que não tem nada para tornar uma ótima foto, inesquecível, do que ter alguma coisa para complementar.
Seja pessoas conversando ao fundo, animais se alimentando, ou pombas voando, qualquer coisa que você acrescente na foto que ajude a contar essa “história” é bem vindo.
Vamos combinar que tirar fotos de comida para o Instagram, ou de paisagens é muito fácil, e vai fazer da sua foto mais uma nas redes sociais.
Quando encontrar a cena perfeita, experimente com os elementos até encontrar uma que te brilhe os olhos!
Evite Zoom
Essa dica pode parecer estranha, mas não use o Zoom digital do seu celular. NUNCA! Evite ao máximo esse recurso.
Diferente do zoom ópticos de câmeras profissionais, que se movimentam e saltam do aparelho, o zoom digital nada mais faz do que aumentar o tamanho dos elementos e cortar as bordas.
Em outras palavras, você teria o mesmo efeito se tirasse uma foto sem zoom, passasse para o computador, cortasse as bordas e aumentasse o tamanho.
Mas ao utilizar o zoom digital, além de fazer algo que você poderia fazer depois, ele ainda limita suas opções de edição por tirar pedaços da foto.
Tire fotos sem zoom, e se quiser faça os cortes depois.
Praticar, praticar, praticar
Essa é a dica. Para muitas pessoas isso é uma dica totalmente desnecessária, já que enquanto viajam acabam acumulando mais fotos do que arquivos que recebem dos grupos de WhatsApp.
Se você tem gosto por fotos, brinque um pouquinho todo dia, ou sempre que puder.
E a não ser que você esteja buscando uma luz perfeita, e momentos únicos, a prática da fotografia vai ser tornar objetos e coisas do dia a dia em algo interessante. Deixar aparente uma nova forma de ver algo comum.
Dica: Viaje mais pagando menos (resumo de dicas)