O YouTube Ao Vivo é um meio fácil para você chegar até o seu público em tempo real. Você pode estar transmitindo um evento ao vivo, fazendo uma entrevista ou realizando um workshop: para tudo isso, as ferramentas integradas ajudam a gerenciar a transmissão e a interagir em tempo real com o seu público.
Planeje sua primeira transmissão ao vivo com antecedência. Ativar a transmissão pela primeira vez pode levar até 24 horas. Assim que ela estiver ativada, a sua live pode começar imediatamente.
Antes de começar a transmitir, confira se todos os aspectos técnicos. Isso vale para desde testar a sua conexão com a internet até confirmar que você tem os hardwares e softwares certos para captar seus eventos ao vivo.
INTERNET
Antes de mais nada, é bom garantir que você tenha uma boa capacidade de upload na sua internet. Veja o quanto é necessário para a qualidade que você deseja:
Definição-padrão de vídeo | 2Mbps
Alta definição em 720p a 1080p | 5-10 Mbps
Ultra-alta definição em 4K | 25 Mbps
HARDWARE
PC | Jogos de computador são capturados apenas com a sua placa de vídeo. Nenhum equipamento a mais é necessário.
Console | Alguns consoles permitem a transmissão direta pelo YouTube. Se você preferir transmitir com um codificador, vai precisar de uma placa de captura para enviar o seu game ao
dispositivo de streaming.
Webcam | A webcam é uma maneira fácil de se fazer uma transmissão ao vivo com o seu computador, sem a necessidade de codificadores. Passo a passo.
Mobile | Agora você pode transmitir ao vivo com o app mobile do YouTube. Para fazer uma transmissão ao vivo em um dispositivo mobile, o seu canal precisa ter no mínimo 1.000 inscritos. Passo a passo.
Codificador | Usar um codificador permite que você faça mais coisas na sua transmissão ao vivo. Você pode usar aparelhos externos de áudio e vídeo, ter mais de uma câmera e muito mais. Passo a passo.
Estratégia de conteúdo para eventos ao vivo
Converse com seu público:
Se houver qualquer mudança na frequência ou nos formatos dos vídeos publicados, comunique isso ao seu público e ajuste as expectativas das pessoas com o tipo de conteúdo que elas
vão ver. Avise também quando elas poderão sintonizar e ver esse conteúdo.
Interaja com seus fãs principais:
Pense no seu conteúdo ao vivo como uma maneira de aprofundar a conexão com a sua comunidade principal, enquanto usa os vídeos on demand e os destaques ao vivo para conquistar um público mais amplo.
Tenha moderação nos lançamentos:
Procure não sobrecarregar seu público com muitos uploads de conteúdo em vídeo. Não lance um conteúdo logo após um outro ter sido publicado. Se você planeja manter seu arquivo público, talvez seja melhor esperar um pouco para subir seu próximo vídeo.
Crie uma programação
É importante criar um cronograma e uma estratégia para definir como e quando você vai incorporar os eventos ao vivo no seu canal.
– Programe a sua transmissão ao vivo com antecedência.
– Gere uma expectativa constante para o seu evento com posts customizados para redes sociais e para a aba de Comunidade. Você precisa ter 1.000 inscritos para usar a aba “Comunidade”.
– Promova o evento programado nas redes sociais e na aba de Comunidade.
– Lembre as pessoas de “ligar o sino” para receber notificações.
– Depois da sua transmissão, pense em criar um vídeo de melhores momentos para levar seu público principal à transmissão completa arquivada.
Sugestão
OBS Studio para criar um broadcast no computador (gratuito).
CâmeraFi Live para transmissão pelo celular (disponível nas Store).