Serviço de microblogging que permite o compartilhamento de textos e links de até 140 caracteres; atualmente já dispõe do serviço de compartilhamento de vídeos (através de sua outra rede social), fotos e conversas online por meio da webcam (Twitcam). Abriu também para postagem de GIFs animados. Sua objetividade o torna uma importante de ferramenta de distribuição de informações rápidas e notícias, sendo uma importante ferramenta de pauta para a imprensa.
Vantagens
- Após uma considerável queda em 2012, a partir de 2013 tem retomado em ascensão, principalmente com a atualização de seu layout e novas ferramentas.
- Agora possui uma timeline mais dinâmica que permite aos usuários curtir as publicações e exibe conteúdo multimídia como imagens e vídeos de forma mais impactante (principalmente conteúdos postados por suas ferramentas como PicTwitter e Vine para os vídeos).
- Continua sendo o número um quando o assunto são tendências e assuntos de pauta nacional e mundial (pautando principalmente a imprensa).
- Sua objetividade mantém um público mais seleto e hard user.
- Sua ferramenta de busca é a mais eficiente de todas as redes sociais.
- Grande maioria dos acessos são através de plataformas mobile.
- O uso de hashtags possui mais relevância e utilidade do que em outras redes (Trending Topics).
- Um perfil de empresa pode seguir seus usuários (inversão de papéis).
- A velocidade da informação é praticamente instantânea.
Desvantagens
- O percentual de público mais velho é bem menor quando comparado ao Facebook.
- Limitação de 140 caracteres por postagem (o que também é uma vantagem, depende do ponto de vista).
- Ausência de ferramentas de métricas próprias, apenas de terceiros.
- Apesar de possuir ferramenta para troca de mensagens privadas, é pouco utilizada e limitada.
- Seu alcance é mais restrito que o do Facebook.
- Sua volatilidade é ainda maior que a do Facebook.
- Poucas opções de anúncios e publicações patrocinadas e mais caro.
- Poucas opções de personalização de perfil.
- Não fornece ferramentas de publicação segmentada.
- A facilidade de um usuário deixar de seguir um perfil é maior e, consequentemente, mais frequente.
Por esses motivos é sempre bom investir no seu canal de comunicação próprio, tenha um site, um blog, que permita localização de seu conteúdo e informações, e ainda mais, possa ser preparado para indexação dos mecanismos de busca. Vale ter um canal social, mas investir no seu próprio canal é importante.
Link de acesso: www.twitter.com
Fonte: Arthur Paredes iMasters